Ilha do Maroto

Distante cerca de 6km do centro de Petrolina (PE), no leito do rio São Francisco, a Ilha do Maroto é vizinha da maior e mais conhecida: a Ilha do Massangano. Diferentemente desta última, no entanto, a Ilha do Maroto é um banco de areia que aparece apenas quando o nível das águas do rio está mais baixo.

A ilha serve como ponto de encontro para lanchas, jet skis e outras embarcações que passam pelo local, especialmente nos finais de semana quando tendas e barracas são montadas com a única finalidade de proporcionar lazer aos seus frequentadores.

Além da areia, faz parte da paisagem a vegetação nativa que cresce. O entorno da ilha é propício para o banho, já que a profundidade do leito é bem rasa. Ainda assim, todo cuidado é pouco, especialmente se a correnteza do rio estiver forte.

Para chegar na Ilha do Maroto, o caminho mais fácil é vir de lancha ou barco desde Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA) pois não há informação sobre a existência de barcos que façam a travessia nas proximidades, como ocorre com a Ilha do Rodeadouro e a Ilha do Massangano.

Na Ilha do Maroto não há infraestrutura nenhuma, já que a mesma pode submergir com a elevação do nível da água do rio. Por isso, deve-se levar tudo: água, lanches e o que mais for necessário para a visita.

Escrito por  Viva o Sertão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar