Dentro do quartel do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina, no sertão de Pernambuco, há uma verdadeira joia rara para os apaixonados pela natureza: é o Parque Zoobotânico da Caatinga. O Zoo cuida de animais do bioma da região que foram encontrados em cativeiros ou recolhidos feridos na natureza. Por terem sido criados fora de seu habitat ou pelas condições em que foram encontrados, os animais não poderiam voltar para a natureza, pois seriam presas fáceis. Foi quando a Tenente Geiza Albano, que é médica veterinária e cuidava dos animais elaborou um projeto e apresentou aos seus superiores, que firmaram uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, e conseguiram desenvolver um espaço bastante agradável, não só para os animais, como para os visitantes. São várias espécies típicas da caatinga, como o caititu, a onça parda, o carcará, o tatu e a cotia.

O Parque Zoobotânico da Caatinga sobrevive de doações e de parcerias com feirantes, comerciantes e produtores rurais em geral, que destinam frutas, carnes e outros alimentos orientados pela equipe veterinária, dentro do esquema nutricional de cada uma das mais de 25 espécies. Ao todo, quase 150 animais vivem no Zoo. A equipe de cuidadores é formada por 7 veterinários, 1 biólogo e 5 tratadores, que cuidam da manutenção do espaço e da alimentação dos animais.

O Parque Zoobotânico da Caatinga sobrevive de doações e de parcerias com feirantes, comerciantes e produtores rurais em geral, que destinam frutas, carnes e outros alimentos orientados pela equipe veterinária, dentro do esquema nutricional de cada uma das mais de 25 espécies.

Está indo a Petrolina se interessou pelo passeio? A atração é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente, de terças a domingos, das 08h às 11h e das 14h às 16h. Para ter acesso, só basta entrar em contato pelo telefone (87) 3983-3200.
E não esqueça de levar sua garrafinha de água mineral e passar bastante protetor solar! Petrolina é uma cidade muito quente e com grande incidência de raios solares. É melhor se preparar.

EDIÇÃO : JUNTANDO MOCHILA  ( Nívia Gouveia )

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui