Projeto Orla Nossa de Petrolina promove aulas de campo para jovens da Funase

Com o objetivo de capacitar e incluir jovens no Programa ‘Orla Nossa’ e apresentar a importância da recuperação da mata ciliar das margens do Rio São Francisco, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, firmou parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) para realizar ações educativas. Nesta quinta-feira (22), foram iniciadas as aulas de campo na área em recuperação que compreende toda região da Orla II, que vai desde o Círculo Militar até o último restaurante da via.

O diretor de Projetos da AMMA, Victor Flores, ressalta a importância dos socioeducandos serem inseridos no Programa. “Com a parceria, os jovens terão contato direto com a recuperação de mata ciliar, aprendendo técnicas de manejo de árvores nativas, sistema de irrigação e meio ambiente. Sendo uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho no setor crescente no Vale do São Francisco”, pontua.

Victor lembra ainda que, antes das aulas de campo, houve uma palestra na Funase sobre a importância do Rio São Francisco e da mata ciliar. Durante toda a semana os jovens participaram de atividades no local. O diretor de projetos salienta ainda que o Projeto Orla Nossa já realizou a recuperação e correções do solo na Orla II, como também o coveamento da área. Neste momento, está sendo implantado o sistema de irrigação, a próxima etapa é o plantio de árvores nativas.

Projeto ‘Orla Nossa’

É um programa da Prefeitura de Petrolina, com execução da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), da Secretaria Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA). A etapa de plantio conta com a parceria do IF Sertão e Agrovale, que também produziram as mudas.

Dentro do projeto ‘Orla Nossa’, a AMMA já realizou a retirada de 70% dos esgotos clandestinos; soltura de 250 mil alevinos na bacia do Rio São Francisco: alevinos das espécies Piau Verdadeiro e Pacumã; melhoria de 600% no nível de oxigenação da água; e manejo das plantas aquáticas.

3 pensamentos “Projeto Orla Nossa de Petrolina promove aulas de campo para jovens da Funase”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar