Como ações do dia a dia podem ajudar o meio ambiente

Adotar práticas sustentáveis no dia a dia é extremamente importante para a preservação ambiental. São vários hábitos que podem trazer benefícios para o planeta e acabam refletindo na melhoria da qualidade de vida de todos. Dentre as práticas sustentáveis, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina dá dicas de composteira doméstica.

A compostagem é o processo de reaproveitamento da matéria orgânica encontrada no lixo, na intenção de transformá-la em uma fonte de nutrientes que, quando misturada à terra, funciona como fertilizante. A técnica, muito utilizada na agricultura, também pode ser reproduzida domesticamente e aplicada em plantas, hortas e jardins.

Para o diretor de Projetos da AMMA de Petrolina, Victor Flores, o processo de compostar é um grande aliado no cuidado com o meio ambiente, pois colabora com a redução dos resíduos orgânicos produzidos em residências. “A compostagem permite que restos de alimentos e outros tipos de sobras orgânicas sejam reaproveitadas contribuindo com a diminuição do volume de compostos descartados em aterros sanitários”, explicou.

O diretor de projetos ainda reforça que é preciso ter cuidado com os resíduos utilizados. “Nem todos os restos orgânicos podem ser utilizados na compostagem. Lixo comum, restos de carne, laticínios e óleos não são indicados. Já restos de verduras e legumes, cascas de frutas, borras de café, cascas de ovos e serragem são ideais”, detalhou Victor.

Outra prática de compostagem que a Prefeitura de Petrolina, através da AMMA, vem realizando no município é o composto feito com resto de podas das árvores e baronesas removidas do Rio São Francisco para fertilizar as áreas verdes e a mata ciliar. A compostagem é realizada no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar