Nesta quarta-feira (1) é comemorado o dia do Educador Físico, profissional que atua na promoção da saúde física e mental. Pensando na qualidade de vida e bem-estar da população, a Prefeitura de Petrolina disponibiliza, há 5 anos, o programa Academia da Saúde. A ação tem como objetivo implementar nos espaços públicos práticas de atividades físicas para os petrolinenses.

O programa promove práticas corporais e atividades físicas; promoção da alimentação saudável; educação em saúde e contribui também para a produção do cuidado, proporcionando melhor qualidade de vida saudável para população. “A prática regular de atividade física é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida da população, já que o sedentarismo é considerado um dos fatores de risco para diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares”, destaca a coordenadora do programa Academia da Saúde, Fabíola Araújo.

“Depois que eu comecei a participar do programa, minha vida mudou.  Deixei de tomar alguns medicamentos, consigo controlar a ansiedade e não tenho mais dificuldades de locomoção. Por isso que eu não perco nenhum dia, já é algo essencial na minha vida. Sou muita grata a Deus e a vocês que estão com a gente nos ajudando a envelhecer com saúde”, destaca a dona de casa, Maria Eliane.

“Hoje eu não me vejo sem exercício físico, os que eu realizo na Academia da Saúde me fazem um bem enorme. Me ajudaram a perder gordura localizada e a ter uma vida mais saudável. Então eu não conseguiria viver mais sem exercícios. Agradeço a vocês, educadores físicos, que nos ensinam com tanto amor”, destaca a costureira, Ana Santana.

Para participar do programa é necessário procurar um dos polos das Academias da Saúde. As unidades estão localizadas no Cosme e Damião (Academia da Saúde Jânio Amadeu Alves); Vila Eulália (Academia da Saúde Dona Marinete Fonseca); Praça da Sementeira (Academia da Saúde Isabel Cavalcanti Coelho) e no Fernando Idalino Bezerra (Academia da Saúde Joaquim Francisco Araújo). Basta levar seu cartão SUS, procurar o profissional da saúde e fazer uma avaliação (anamnese). De acordo com a orientação desse profissional já é possível ingressar nas práticas corporais e atividades físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui