Centro de Controle de Zoonoses realiza testagem e vacinação em cães do 2º BIESP de Petrolina

Nesta quarta-feira (1), os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, estiveram no canil do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIESP). Foram realizados, nos seis cães, testes para leishmaniose e vacinação antirrábica. Esse trabalho também se estenderá por demais instituições de segurança do município.

O trabalho de cuidados com as zoonoses é importante, uma vez que, os animais têm contato com humanos e podem transmitir algum tipo de doença. Os cães que habitam no canil do 2º BIESP de Petrolina são das raças: pastor-belga-malinois e labrador. Esses animais são  acionados em eventos com população e durante busca ativa de entorpecentes nas ações militares, com isso, a importância de manter os cuidados com a saúde animal.

Para o Coordenador do CCZ, Kahel Neves, esse trabalho objetiva proteção e segurança, tanto para o animal, como da população. “Estamos focados nas ações preventivas às zoonoses em nossa cidade, com isso, estamos realizando estas visitas aos órgãos de segurança que possuem cães. Fazemos a testagem para leishmaniose, vacinamos com a antirrábica e orientamos os cuidadores para melhor saúde animal. Esse trabalho também acontece nas ruas da cidade, onde recolhemos o animal doente, fazemos o teste e aplicamos a vacina. Vale destacar que o bem-estar dos bichos também está relacionado com a saúde da população “, destacou.

O trabalho de controle das zoonoses realizado pelo CCZ visa, primordialmente, evitar a proliferação de doenças, dessa forma, o município solicita a colaboração da população. Em caso de identificação de um animal de pequeno porte, como cães e/ou gatos doentes, acionem a carrocinha através do telefone (87) 3867-4774. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar