As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo. O hábito de ouvi-las tem inúmeros significados, além de estar relacionado ao desenvolvimento da imaginação, incentivo a criatividade e de colaborar com um dos mais valiosos patrimônios: a escrita. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, desenvolve desde 2018, nas escolas da Rede Municipal, projetos pedagógicos que têm como objetivo o fortalecimento da leitura. Um deles é a ‘Mala Viajante’, onde são propostas atividades no ambiente familiar.

O projeto consiste em estabelecer momentos dinâmicos de leitura nas Unidades Escolares e ao final da semana um livro é encaminhado para casa dos alunos, onde o exercício de leitura acontece entre os pequenos e seus familiares. Dentro das ações do projeto, o estudante leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, para fazer um registro, escrito ou em desenho, em um caderno que também acompanha a mala, contando como foi o momento de leitura em família. Cada professora faz uma seleção de livros, levando em consideração a faixa etária dos alunos.

Na Educação Infantil, a iniciativa tem promovido o desenvolvimento linguístico, lúdico, imaginário e artístico dos alunos de 6 meses a 5 anos e 11 meses dos Novas Sementes, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) e Unidades com pré-escolas.“Investir na leitura é uma ação de promoção plena do desenvolvimento dos nossos alunos. A partir dela as crianças constroem ideias, organizam frases, pensamentos e, sobretudo, ampliam seu vocabulário através da aquisição de novas palavras. Um aluno que é estimulado desde cedo será um adulto com maior capacidade de raciocínio lógico, interpretativo e resolutivo”, explicou a secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro.

Maria Claudenice Farias, mãe do aluno Theo de Lisboa que estuda na unidade Jesus Pequenino, no bairro Jardim Petrópolis, participa ativamente das atividades propostas pela Escola e ressalta que o ‘Mala Viajante’ tem despertado o interesse do seu filho pela leitura, além de fortalecer o vínculo com toda a família. “Ler é muito importante. A leitura nos leva ao mundo do conhecimento. Por isso faço questão de estimular desde cedo à leitura em casa, pois acredito que à medida que os pais valorizam esta habilidade, com certeza vão incentivar seus filhos a desenvolverem também. Este é um fator importante para a formação da aprendizagem da criança”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui