Na era digital, o uso de novas tecnologias na Rede Municipal de Ensino tem sido prioridade para a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. A atual gestão tem avançado com programas inovadores que visam estimular a aprendizagem e criatividade dos estudantes, como é o caso da implantação do projeto piloto do Minecraft Educacional, na Escola Municipal Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru. O uso dessa ferramenta educativa, desde maio deste ano, tem tido grandes resultados em sala de aula e está atraindo a atenção de diferentes municípios do Brasil, que querem conhecer o trabalho eficiente.

Prova disso é que esta semana a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduce, Arlete Reges, e a professora da Escola Walter Gil, Caroline Amorim, a convite da Microsoft, Big Brain e Megasoft participaram do evento Educação do Futuro, na cidade de Goiânia, para apresentar o case de sucesso desenvolvido na unidade de ensino de Petrolina e que vai servir de inspiração para a educação de Goiás. O evento teve como objetivo apresentar novos recursos tecnológicos que podem ser utilizados em escolas.

Durante sua participação no evento, as integrantes da rede municipal falaram dos benefícios advindos do uso do Minecraft como ferramenta de ensino e reforçaram os grandes resultados educacionais com a implantação do game no município. “Hoje temos estudantes ainda mais motivados em sala de aula, atuando como protagonista de sua aprendizagem e tornando o conteúdo significativo, visto que, o jogo Minecraft Educacional proporciona uma aprendizagem lúdica e prazerosa. Outro resultado observado foram os grandes avanços nos níveis de leitura e escrita apresentados pela turma. Nossa participação nesse evento coloca a nossa rede como referência em educação, por ser uma das pioneiras no projeto e por estar apresentando resultados bastante significativos”, destacou Arlete Reges.

Minecraft Educacional

 

O jogo tem como objetivo, trabalhar os componentes curriculares, além do desenvolvimento de habilidades como: colaboração, pensamento lógico e resolução de problemas, levando o estudante a aprender na prática. A unidade de ensino beneficiada com o projeto piloto foi a Escola Professor Walter Gil, que possui um laboratório com 10 computadores. Através do recurso, os professores aproveitam as várias possibilidades que o game oferece e tornam as aulas mais divertidas e lúdicas, além de proporcionar habilidades importantes como autonomia e contato com a tecnologia. O jogo permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com eles.

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