Artesãos de Petrolina estão participando da 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, que acontece no período de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco de Olinda. Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da nossa cultura popular.

Durante a Fenearte, o foco está sendo a exposição e comercialização da arte, apresentação da cultura petrolinense, além de divulgar os atrativos turísticos da capital do Sertão do São Francisco. “O artesanato de Petrolina é um grande atrativo. A exemplo, temos a Oficina do Artesão, onde a maior parte da produção artesanal da nossa cidade sai desse espaço. A venda das peças movimenta a economia local, gera emprego e renda, não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade. Vale ressaltar ainda, que os nossos mestres da madeira e da cerâmica são destaque no artesanato estadual”, frisou a diretora de turismo da SEDETUR, Taís Farias.

“O artesanato significa tudo para mim. Com ele podemos liberar a nossa mente, crescer como pessoa e vamos evoluindo nas peças. Tenho muito orgulho de poder participar da feira mais uma vez. Aqui tenho a oportunidade de expandir mais ainda a minha arte”, declarou o artesão Roque Santeiro. Ele ressalta que o seu envolvimento com o artesanato começou desde adolescente, quando foi ajudante do Mestre Bitinho, o carranqueiro mais antigo da cidade.

“A Fenearte é uma grande oportunidade de mostrarmos uma Petrolina diversa e rica culturalmente. O nosso artesanato é multifacetado, como a nossa história, o nosso DNA cultural tem influências diversas. A participação em uma Feira como essa, além de divulgar essas potencialidades, fomenta o mercado criativo do sertão do nordeste brasileiro”, pontuou o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena.

Novidades

Nesta edição, a Feira conta com Praça de Alimentação repaginada e com aulas de chefs renomados. O espaço também foi ampliado para oferecer, a programação artística e é inteiramente focada na cultura pernambucana. Tem ainda oficinas inéditas e vitrine de produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui