Prefeitura de Petrolina leva vacinas da rotina para dois residenciais nesse sábado

Nesse sábado (18) a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, irá levar todas as vacinas que compõem o calendário básico vacinal para os residenciais Monsenhor Bernardino e Vivendas. Essa ação tem como objetivo atender os moradores que estão com alguma vacina em atraso, sejam eles crianças, adultos ou idosos.

A ação acontecerá de 8h às 12h em frente a associação de moradores de cada localidade. A equipe estará com uma Unidade Móvel aplicando todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ser atendido, basta ir até a unidade com o documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação.

O SUS disponibiliza, atualmente, vacinas para mais de 20 tipos de doença. Boa parte é direcionada ao público infantil, como por exemplo, imunizantes contra tuberculose, hepatite B, coqueluche, pneumonia, sarampo, rubéola e poliomielite. Para os adolescentes a vacina mais comum é a contra o HPV e as doses de reforço para vacinas aplicadas durante a infância, como a tríplice viral e hepatite B, por exemplo.

O adulto também deve manter atenção ao cartão de vacina. A imunização contra difteria, tétano, febre amarela, sarampo e rubéola devem estar em dia. Já os idosos precisam acompanhar o calendário anual de vacinação contra a gripe (Influenza).

“As vacinas da rotina, tanto em crianças como adultos, são fundamentais não somente para evitar a propagação de doenças como também para impedir que doenças, já erradicadas, voltem a afetar a população. Por isso, a Secretaria de Saúde convida toda a população desses residenciais a procurar a Unidade Móvel para atualizar a caderneta de vacinação”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar