“Não há fronteiras territoriais para o vinho”. Com esta afirmação, o ex-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Gasperin, voltou de recente viagem a Buenos Aires, onde junto com representantes da Argentina, Chile e Uruguai, cumpriu a missão de oficializar a criação da Associação de Enólogos da América (AEA). Juntas, as associações dos quatro países fortalecem a Enologia do Sul da América num trabalho de bloco voltado a interesses comuns como a promoção e divulgação da vitivinicultura, além da valorização da profissão do enólogo.

O enólogo Carlos Abarzúa, que também presidiu a ABE, acompanhou Gasperin na empreitada. O encontro foi realizado na Embaixada do Uruguai em Buenos Aires com a participação dos representantes dos membros efetivos Agustín Gamba, Fernando Pettenuzzo e Fernando Piccardo do Uruguai, André Gasperin do Brasil, Elba Hornazabal e Manuel Astaburuaga do Chile, Miguel Fontana e Miguel Codatto representando a Argentina, além da participação virtual de Carlos Abarzúa, também do Brasil. Bolívia e Peru seguem como membros ouvintes até que constituam suas associações, o que não impediu que Gerardo Aguirre, da Bolívia, participasse de forma on-line da reunião. Após a leitura dos estatutos, a AEA foi aprovada por unanimidade, dando a largada com a missão de realizar o Directo del Viñedo 2023 com possibilidade de acontecer no Uruguai ou no Chile na primeira semana de julho em formato híbrido.

Com a criação da AEA, as Associações dos quatro países se comprometem a cumprir uma agenda de ações e eventos já programados para 2023 e compartilhados no encontro. A Argentina, por exemplo, está trabalhando na formação da Federação de Enólogos, além da realização dos concursos Malbec al Mundo e Vinandino. O Brasil concentra forças no segundo semestre com o Concurso do Espumante Brasileiro e a Avaliação Nacional de Vinhos. Além disso, a ABE tem atuado com foco na nova lei vitivinícola brasileira e no reconhecimento legal da profissão de enólogo no país.

Enquanto isso, o Chile manifesta sua preocupação em relação ao registro de enólogo no país, propondo-se dar continuidade às degustações e seminários técnicos, bem como capacitações e também atenção especial a comunicação entre os profissionais do setor. O Uruguai destaca a avaliação nacional da vindima com a incorporação de novas variedades, empenhado em promover visitas técnicas em diferentes regiões do país, além de atuar na busca de uma sede própria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui