Na televisão, no teatro ou cinema, o protagonista é sempre considerado o personagem mais importante da trama, e todo o desenrolar da história é baseado em suas escolhas e no seu modo de pensar e agir. Da mesma forma acontece quando esse conceito é levado para dentro da realidade escolar, onde o estudante é colocado no centro do processo do ensino-aprendizagem, de forma que ele utilize seus conhecimentos para enfrentar os desafios da sociedade, ultrapassando inclusive os muros da escola. Esse é o principal objetivo das quatro Escolas de Tempo Integral em Petrolina, que trabalham de forma permanente o protagonismo juvenil em sala de aula, valorizando o olhar do aluno e sua contribuição com a vida comunitária.
Nesse sentIdo, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realiza até sexta-feira (29) a ‘Semana do Protagonismo’. A ação está sendo realizada nas Escolas Domingos Sávio, Juarez Canejo, Anésio Leão e Monsenhor Bernardino, e visa desenvolver competências e habilidades fundamentais para criação do seu projeto de vida, como também elabora espaços que permitam ao estudante aprender o que é indispensável.
Cada unidade desenvolveu a sua programação para a Semana do Protagonismo, que envolveu formação de clubinhos, criação de livros, encontro de líderes protagonistas, experimentos científicos, palestras, rodas de conversa, workshop de fotografia, show de talentos, oficina de desenho, exibição de filmes, entre outras ações. Através de muito bate papo e interação, os estudantes estão aprendendo noções de cidadania, ética, participação e integração social. O articulador de Aprendizagem da Escola Anézio Leão, Lourival Júnior, destaca que a partir desse trabalho desenvolvido na escola, os alunos estão mais comunicativos, mais envolvidos com os assuntos da instituição e bastante felizes.
“A nossa ideia é que os estudantes se sintam empoderados e capazes, de juntos, ajudar a transformar o espaço escolar, para que seja ainda melhor a partir da sua contribuição, além disso queremos estimular a participação desses jovens na esfera social, política, e econômica, como também contribuir na sua preparação para o futuro. A gente observa que o protagonismo explode no coração dos estudantes e, por isso, são manifestadas diferentes aptidões”, explicou.
Para a adolescente Daniela Victória, estudante do 9º ano da Escola Juarez Canejo, o ensino em tempo integral veio para ampliar os horizontes dos alunos de Petrolina. “A escola está nos inspirando e guiando para um caminho muito melhor. Vivenciar o protagonismo dentro do espaço educacional tem nos possibilitado crescer como jovens cidadãos, pois aprendemos a desenvolver nossa solidariedade, autonomia e organização”, finalizou.