O trabalho de combate às doenças ocasionadas pelo Aedes aegypti continua sendo desenvolvido em Petrolina. Por isso, a World Mosquito Program (WMP) e a Prefeitura Municipal vão ampliar as áreas de implantação das casas dos wolbitos na cidade. Esse é mais um passo importante para reduzir os índices das doenças causadas pelo mosquito. As equipes de saúde e combate a endemias já começaram a receber capacitações sobre a implantação do Método em novos bairros.

Estão sendo qualificados nessa fase: agentes de combate às endemias, equipes das Unidades Básicas de Saúde (Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos e médicos), educadores das redes municipal e estadual de ensino, voluntários e lideranças sociais.

“Antes das liberações, fazemos o engajamento da população, é nessa fase que dialogamos com os moradores para apresentar como o Método Wolbachia funciona e tirar as dúvidas”, explica a gerente de projetos do WMP Brasil, Érica Canavitsas. A gerente ainda enfatiza que o Método Wolbachia é uma medida complementar. “A população e o governo devem continuar a fazer todas as ações para o controle da dengue, zika e chikungunya”, concluiu.

Histórico – A Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente nestes mosquitos, ela impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro do mosquito, contribuindo para redução destas doenças. . Os Wolbitos, como são chamados, não são transgênicos e não transmitem doenças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui