Projeto Frutas do Brasil participa de agenda internacional em Nova Délhi e Mumbai para promover frutas brasileiras em um dos mercados consumidores que mais crescem no mundo
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participará, entre os dias 24 e 31 de maio de 2026, de uma missão estratégica na Índia por meio do Projeto Frutas do Brasil, iniciativa voltada à promoção internacional da fruticultura brasileira, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O projeto tem, como um dos objetivos, a ampliação das oportunidades de exportação de frutas para o mercado asiático.
A agenda contempla visitas técnicas, encontros institucionais, rodadas de relacionamento comercial e participação no Fresh India Show 2026, um dos principais eventos do setor hortifrutícola da Índia.. As atividades acontecerão nas cidades de Nova Délhi e Mumbai, reunindo exportadores brasileiros, importadores, representantes do varejo, distribuidores e lideranças do negócio naquele país.
A missão ocorre em um momento estratégico para a fruticultura brasileira. A Índia tem ampliado o consumo de frutas importadas e se consolidado como mercado relevante para a diversificação das exportações brasileiras. Atualmente, o país asiático importou do Brasil cerca de 68,1 mil toneladas de frutas, movimentando aproximadamente US$ 59,6 milhões, tendo a maçã como principal fruta exportada para o mercado indiano.
Durante a programação, a delegação da Abrafrutas visitará importantes centros de comercialização e distribuição de frutas, como o Azadpur Subzi Mandi, considerado um dos maiores mercados atacadistas de frutas e hortaliças da Ásia, além de mercados varejistas, frutarias premium e empresas importadoras especializadas.
A agenda inclui ainda reunião com representantes da FIFI (Federation of Indian Food Importers), encontros institucionais na Embaixada do Brasil em Nova Délhi e no Consulado-Geral em Mumbai, além da participação no Fresh India Show 2026, feira que conecta fornecedores globais ao mercado consumidor indiano e às principais redes de distribuição da região.
Para a Abrafrutas, a presença brasileira no mercado indiano representa uma oportunidade estratégica de posicionamento antecipado em um ambiente de alto potencial de crescimento e expansão do consumo.
“Além da promoção comercial, a ação busca ampliar o relacionamento entre exportadores brasileiros e compradores internacionais, gerar inteligência de mercado e abrir novas oportunidades para frutas produzidas no Brasil”, explica o gerente técnico da Abrafrutas, Jorge de Sousa.
Ainda segundo ele, a participação da Abrafrutas por meio do Projeto Frutas do Brasil na Índia integra a estratégia contínua da entidade de fortalecer a presença do agro brasileiro no mercado internacional, com ampliação da carteira de clientes e promoção das frutas brasileiras como referência global em qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar.
A expectativa é de que a missão contribua para consolidar a imagem da fruticultura brasileira como um setor moderno, sustentável e preparado para atender às demandas do comércio internacional.
SOBRE O FRUTAS DO BRASIL
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas







