Os petrolinenses já poderão receber alertas, via SMS, em caso de desastres naturais. O serviço entrou em funcionamento nesta segunda-feira (6). A partir de agora, sempre que surgir uma situação de risco, o cidadão poderá ser informado diretamente em seu telefone. Para isto basta cadastrar o telefone celular gratuitamente e receber avisos em caso de alertas.
O serviço de alertas por SMS é realizado através do sistema IDAP (Interface de Divulgação de Alertas Públicos) – uma plataforma disponibilizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é orientar a população quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.
“A população recebe a mensagem informando o que irá acontecer e quais ações ela deve tomar a fim de evitar que as pessoas sejam atingidas por esses desastres”, informa o secretário executivo da Defesa Civil, José Welton. Ele salienta, ainda, a importância da participação popular, justamente para conhecer quais medidas devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.
O serviço
A mensagem de cadastro começa a ser enviada a partir de segunda-feira, para todos os telefones celulares ativos no Estado (“Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”). Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.
“Se o morador, eventualmente, não receber o SMS, ele mesmo pode enviar o CEP para o 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. A partir daí receberá as informações da Defesa Civil“, explica José Welton.