O 6º Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido brasileiro, o 3º Simpósio do Bioma Caatinga e o 7º Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga já estão com inscrições gratuitas abertas. Nesta edição, os três eventos serão realizados de forma conjunta e totalmente online, de 28 a 30 de setembro próximo. A organização é da Embrapa e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido, da Universidade de Pernambuco (UPE).

Também está aberta a chamada para submissão de resumos, que segue até esta quinta-feira (5). Os trabalhos científicos poderão ser selecionados para a publicação em um dos periódicos parceiros do evento. Os resumos aprovados terão os pôsteres expostos na plataforma digital do evento.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir as inovações e os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável no semiárido frente às alterações climáticas. Será uma continuação dos debates e discussões técnicas e científicas iniciadas nas edições anteriores, contribuindo para consolidar as redes de Pesquisa & Desenvolvimento voltadas para as temáticas.

Podem participar pesquisadores, profissionais das diversas áreas relacionadas aos temas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais e todos os demais interessados. A realização se dará por meio de uma plataforma digital, por videoconferência e tele presença.

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Francislene Angelotti, “o formato foi definido em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas traz a grande vantagem de possibilitar o acesso a um maior número de participantes e de diversas localidades do país, enriquecendo ainda mais as discussões”.

Programação

A programação contará com duas palestras em cada uma das três manhãs, além das sessões de apresentação de trabalhos. No período da tarde, serão realizados três workshops simultâneos em cada dia que os participantes poderão optar conforme a área de interesse. A abertura do evento terá palestras sobre segurança hídrica, alimentar e energética, com a experiência do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e Carbono no Bioma Caatinga, e sobre o Sistema SmartCampo como ferramenta de inovação no monitoramento do risco climático, proferidas, respectivamente, pelos professores Rômulo Menezes, da UFRPE, e Clyde Fraisse, da Universidade da Flórida (EUA).

A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site do Simpósio do Bioma Caatinga, onde também são realizadas as inscrições e a submissão de trabalhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui