Ler, criar, imaginar e aprender são alguns dos ingredientes para gerar conhecimento e, de forma divertida e lúdica, incentivar a criatividade e a interpretação das crianças. Esse é um trabalho que faz parte do projeto pedagógico Petrolina Ler +, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, na Rede Municipal de Ensino. Esta segunda-feira (18) tem um gostinho especial para os estudantes, pois é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, autor que contribuiu para a literatura brasileira.

Para marcar a data e com o objetivo de incentivar, cada vez mais, a leitura e a imaginação dos pequenos, os CMEIs e Nova Semente promoveram várias atividades especiais com rodas de leitura, contação de histórias, música, teatro, atividades com colagem e pintura. Além disso, as professoras fizeram uma caracterização com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das obras mais consagradas de Lobato. Todas as atividades realizadas são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é acompanhada pela Secretaria Executiva da Primeira Infância.

Para a gestora do Nova Semente Pedacinho do Céu, na Cohab Massangano, Cláudia  Duarte, ensinar às crianças sobre o escritor e criador no Brasil da literatura infantil, é muito importante. “Sua grande obra é o Sítio do Pica-Pau Amarelo e as crianças ficam encantadas com os personagens e com as lições de cada um. É emocionante essa troca e ver no olhar de cada uma a alegria pelas novas descobertas. Queremos incentivar desde cedo o hábito da leitura, por isso todas as turmas da unidade interagem com os livros. Esse é o ponto de partida para o discernimento, vida em sociedade e para desenvolvimento cognitivo e intelectual dos estudantes”, explicou Cláudia.

A prática de contação de história está dentro da grade de atividades desenvolvidas em todas as unidades educacionais, mas se intensifica mais em abril, mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. “Através do projeto ‘Mala Viajante’, por exemplo, todas as sextas-feiras um livro é encaminhado para a casa dos alunos, onde o exercício de leitura acontece entre os pequenos e seus familiares. A malinha conta com um livrinho e uma caixa de lápis de cor, para fazer um registro, escrito ou em desenho, em um caderno que também acompanha a mala, contando como foi o momento de leitura em família. Esse é um dos trabalhos fantásticos da rede municipal para a formação da aprendizagem das crianças”, finalizou Cláudia.

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