Depois de sofrer os efeitos negativos ocasionados pela pandemia da Covid-19, o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano de 2021, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc). Petrolina, localizada no sertão pernambucano, é considerada a melhor cidade do interior do estado para se empreender, segundo levantamento da Endeavor/ENAP, e as mulheres têm acrescido essa estatística por também receberem apoio da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina) para alavancar seus negócios.

Dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e publicados em recente pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apontou que mais de 24 milhões de brasileiras gerenciam seus próprios negócios, contratando também outras mulheres. Isso possibilita a geração de emprego e oportunidades fortalecendo uma rede de crescimento e aprendizado no empreendedorismo feminino.

Em Petrolina, as mulheres empreendedoras do município contam com o apoio da gestão municipal através de ações executadas pela AGE. Os projetos levam microempreendedores individuais formais e informais a realizarem exposição de seus produtos e serviços em áreas públicas da cidade de maneira totalmente gratuita. Além disso, também é possível adquirir linhas de crédito com valores de até R$ 25 mil com as menores taxas de juros aplicadas no mercado local, e acessar outros serviços como emissão de boletos DAS, entre outras consultorias.

“Nós temos nos dedicado a fomentar, cada vez mais, iniciativas de mulheres empreendedoras do nosso município, dispondo não apenas das linhas de crédito, mas também de consultorias, palestras, capacitações e realização de eventos que possam fortalecê-las na divulgação de seus negócios. A cultura empreendedora de nossa cidade tem se destacado e nós, da AGE, estamos cada vez mais empenhados em seguir a determinação do prefeito Simão Durando para contribuirmos com o desenvolvimento de Petrolina, fortalecendo cada empreendedor ou empreendedora, formal ou informal”, ressaltou o diretor-presidente da AGE Petrolina, Plínio Amorim.

Para a empreendedora Claudianne Bergamini, que toca a ‘Trem Bão de Minas PNZ’, o aporte da AGE foi essencial no início da instalação da sua empresa. “A minha empresa fez um ano em agosto, e desde o início dela a AGE sempre esteve presente. Eu precisava muito de capital de giro porque já tinha feito alguns investimentos e então entrei em contato com a equipe da Agência. Todos foram solícitos, ajudaram, tiraram minhas dúvidas e, por fim, consegui adquirir uma linha de crédito que foi muito importante para alavancar meu negócio. E não foi somente a linha de crédito, como também os convites para participar das edições do projeto ‘Empreender na Praça’ e isso também trouxe visibilidade para a Trem Bão”, destacou Claudianne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui