Os atendimentos e ofertas de serviços na rede de atenção básica em Petrolina estão ganhando novos formatos, além do que já oferecido durante a semana, existe o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante os finais de semana na cidade. Desta sexta-feira (14) até domingo (16) as unidades da zona urbana e rural disponibilizarão inúmeras atividades como: preventivos, vacinação, arte em gestante, entre outros que vão atender as demandas dos pacientes.  

Nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, a unidade do bairro Cosme e Damião estará realizando o Hiperdia, ou seja, serão desenvolvidas ações de cuidados as pessoas com hipertensão e diabetes, sendo esta assistência por demanda espontânea. Já a partir das 14h, será a vez das gestantes do bairro Jardim Amazonas participarem do evento: “Arte da Gestante”, onde será realizado acolhimento, pintura corporal, entrega de brindes e um coffee break. Nesta localidade, a programação acontece na Associação de Moradores do bairro. 

Como ação preventiva e de proteção, a vacina surge como ponto chave. Assim, no sábado (15), das 8h às 13h, os moradores de Nova Descoberta, zona rural, poderão se deslocar até a UBS Osvaldo Coelho para atualizar a caderneta vacinal, e fazer pesagem para o bolsa família. Na zona urbana, será ofertado exame preventivo por demanda espontânea e agendamento, na UBS Manoel Possidio, na Areia Branca, a expectativa é de atender uma média de 60 mulheres.  na UBS Bernardino Campos Coelho, Vila Eduardo, a sala de vacina estará aberta das 8h às 12h.  

No domingo (16), haverá uma manhã de cuidados com as mulheres e demais públicos do município, na UBS Juvêncio Gama, no bairro Vila Marcela. Vão ser realizados exames preventivos com as moradoras locais, a expectativa é que sejam feitos cerca de 60 exames, a sala de vacina também estará aberta. Como vacina é proteção, as equipes de saúde vão até o residencial Vivendas imunizar as pessoas com as vacinas que fazem parte do calendário básico vacinal. As ações deste dia seguem das 8h às 13h.  

Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui