A Prefeitura de Petrolina dá mais um importante passo para tornar a cidade sertaneja em um exemplo de sustentabilidade. A partir de agora, espaços públicos, a exemplo do Parque Josepha Coelho, sede da Prefeitura Municipal e da Promotoria de Justiça de Petrolina contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de materiais recicláveis como vidro e garrafas, eletroeletrônicos, baterias e lâmpadas. A iniciativa visa garantir o descarte adequado desses objetos que, infelizmente, ainda são jogados nas vias públicas ou canais da cidade.  

De segunda a sexta-feira, nas sedes da Prefeitura (7h às 13h) e Promotoria (8h às 14h) ficarão disponíveis PEV’s para o descarte de vidro, lâmpadas e baterias/pilhas. Já no Parque Municipal, de segunda a domingo, das 5h às 22h, poderão ser deixados vidros, lâmpadas, pilhas/baterias e eletroeletrônicos. No local, os PEV’s estão instalados logo na entrada do parque, do lado esquerdo do portão principal. Qualquer cidadão poderá deixar os materiais listados, durante o horário de funcionamento dos equipamentos públicos.

Para Rosane Cavalcanti, Promotora de Defesa à Cidadania e Justiça, essa parceria vai além da sustentabilidade. “Fico muito feliz com essa parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, através do programa ‘Petrolina Sustentável’. Vamos mobilizar toda equipe do MPPE para fortalecer esse trabalho que, além de sustentável, também é social. Quando o lixo é levado para um local adequado através da reciclagem, estamos transformando esse lixo em uma renda extra para centenas de famílias tão vulneráveis que atuam como catadores no nosso município. É um trabalho de muitas mãos!”, pontua. 

Esses materiais serão recolhidos a cada dois dias pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e serão posteriormente destinados para as cooperativas de reciclagem e o aterro sanitário.  

Para Alisson Oliveira, secretário executivo de Serviços Públicos, essa iniciativa vai possibilitar que os materiais, em especial o vidro, tenha o devido descarte e beneficiamento. “Existia na cidade uma dificuldade de concentrar um volume maior de garrafas e vidros, de modo que esse material não era tão visado pelos catadores. Por ser um produto de baixo custo na reciclagem, as garrafas e objetos de vidros eram excluídos no momento da coleta. A partir de agora, com o auxílio dos PEV’s, esse recolhimento e beneficiamento serão otimizados. Esse é mais um importante passo dentre as ações capitaneadas pelo Simão Durando na área de sustentabilidade”, destaca o secretário. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui