O programa de voluntariado Transforma Petrolina tem fortalecido, ao longo de quase cinco anos de existência, a prática da solidariedade no município. A iniciativa desenvolve ações e apoia projetos de impacto social voltados para educação, práticas sustentáveis, segurança nutricional, pessoas em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer o trabalho de instituições, ONGs e associações.
No mês de maio, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através do Programa, iniciou ações emergenciais voltadas para arrecadação de alimentos, água, cobertores e outros donativos para a campanha em prol das vítimas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na primeira etapa da campanha foram arrecadadas 10 toneladas de donativos, a ação contou com a doação solidária dos moradores da zona urbana e rural de Petrolina, como também de pessoas que vieram de outros municípios circunvizinhos para ajudar.
Durante a ação emergencial, grupos de amigos, membros de igrejas e empresários de outras cidades pernambucanas e municípios da Bahia, como Juazeiro e Curaçá também contribuíram com o movimento solidário e vieram a Petrolina deixar as doações para a campanha. Em Santa Maria da Boa Vista, por exemplo, um grupo de amigos mobilizou familiares, vizinhos e a população para doar para o Rio Grande do Sul. Os donativos arrecadados percorreram quase 110 km e chegaram nessa quarta-feira (15), em Petrolina. “Essas ações promovem empatia, compaixão e nos mostram que mesmo diante dos desafios e dificuldades é possível estender as mãos e oferecer suporte e esperança”, afirma a voluntária que participou da mobilização, Maiany Silva.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a solidariedade rompe barreiras e chega a quem mais precisa. “A força da solidariedade nos mostra que não há limites no coração das pessoas para ajudar o próximo. Essas ações nos mostram que estamos fortalecendo, cada vez mais, essa cultura do bem em nossa cidade”, comemora.