A Jecana do Capim, um tradicional evento no calendário dos festejos juninos de Petrolina, movimenta a pacata comunidade do Capim no Sertão pernambucano, durante os três dias deste final de semana. A Jecana neste ano de 2024, comemora os seus 51 anos.

A Jecana do Capim aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de junho, e contou com apoio da Prefeitura de Petrolina. As premiações chegam ao total de R$ 30 mil.

A Jecana sempre atrai um enorme público e participantes na disputa do prêmio com competidores de outros estados, como Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A festa é um tributo ao jegue, animal simbólico e de importância histórica, que já foi muito utilizado como tração no Nordeste, auxiliando nas mais variadas demandas do homem do campo.

A PROGRAMAÇÃO

A programação teve início na sexta-feira (7), onde teve a missa, às 19h, na igreja católica local e depois uma quermesse com barracas de comidas e bebidas da região.

No sábado (8), as comemorações iniciaram às 16h, com o torneio de futebol no campo da comunidade do Capim. No período da noite foram abertas as barracas e onde teve shows, a partir das 20h, com o ‘Forró da Rabichola’, e os shows de Edenio Lima e Lu Vaqueira.

Já neste domingo (9), aconteceu a tradicional corrida de jegue, a partir às 10h, depois o desfile do Jegue Fashion. A partir das 14h o ‘Forró do Poeirão’, com shows dos artistas Henrique Nunes, Fabinho Testado e Sirano & Sirino.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Na Jecana do Capim, nenhum animal é submetido a maus tratos nem a atos cruéis. Durante todo evento a fiscalização é rigorosa. A fiscalização fica o tempo observando, caso ocorra algo que maltrate os animais, o competidor é desclassificado imediatamente e poderá responder criminalmente.
.
Edição: Nelson Fontes – Divulga Petrolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui