Não é de agora que os impactos tecnológicos podem ser sentidos no esporte, trazendo facilidades para melhorar o desempenho de atletas. E em Petrolina, uma nova tecnologia será testada, em breve, para contribuir não só com atletas profissionais, mas também com cidadãos comuns que utilizam espaços públicos para a prática esportiva. Tratam-se de sensores usados para medição de parâmetro de conforto ambiental do projeto de Modulação Eletrônica de Sinais Ópticos para Sensoriamento remoto (MESOS).
Os testes serão possíveis após parceria entre a Secretaria de Inovação e Tecnologia com o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) e a Univasf. O projeto foi desenvolvido pelo aluno Sérgio Manuel Pão Mole Bento sob a orientação do professor Isnaldo José de Souza Coelho, com uma técnica de baixo custo de instalação e manutenção para monitoramento remoto de sensores empregados para medição de parâmetro de conforto ambiental em parques, praças, quadras poliesportivas.
De acordo com o secretário da pasta, Clériston Ramos, através da tecnologia será possível avaliar, em tempo real, as condições de usabilidade para a prática desportiva. “Trata-se, na verdade de uma tecnologia social, baseada em princípios de telecomunicações amplamente dominados, mas aplicados pela primeira vez com este propósito, o que lhe confere o caráter de inovação tecnológica”, disse. A previsão é que a nova tecnologia comece a ser testada nos próximos 60 dias.