APáscoa está chegando e a Semana Santa – período religioso em que se celebra a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição – movimenta o turismo pelo feriado nacional e pelas diversas festas que ocorrem em todo o país. Após o período de suspensão das celebrações em decorrência da pandemia de Covid-19, os festejos voltaram em peso a fazer parte da vida dos brasileiros, assim como do Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo.

“O turismo está retomando seu lugar após um difícil período para o setor. As festas tradicionais estão voltando, como a Páscoa e o Carnaval, e o ano de 2022 já possui um planejamento intenso de eventos, como mostra o Calendário Nacional do MTur. O catálogo estimula o cadastramento de shows, feiras e outros, a fim de dar mais visibilidade aos festejos, atrair turistas, gerando, assim, mais emprego e movimentando a economia do país”, ressalta o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Para a Semana Santa existem 27 eventos registrados em diversos estados, como a encantadora festa de Páscoa de Gramado, no Rio Grande do Sul; a Paixão de Cristo na Semana Santa, em Felipe Guerra (RN); o Drama da Paixão, em Santana de Parnaíba (SP); a Páscoa das Canções, em Santa Vitória do Palmar (RS); a Via Sacra no Morro do Cristo, em Pedreira (SP); além da lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas (SP); entre outros.

Na próxima semana, o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, também promete estimular o turismo doméstico. Até domingo (24.04) estão previstos mais de 50 eventos. O Calendário indica, ainda, mais de 700 festejos até o final de 2022.

Clique AQUI e confira mais detalhes sobre os próximos eventos a serem realizados em todo o Brasil.

COMO CADASTRAR – Para inscrever uma festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo.

Vale ressaltar que as informações contidas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.

Por Vanessa Castro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui